ESTADOS UNIDOS SÃO COROADOS CAMPEÕES DO TROFÉU MUNDIAL NO SIX DAYS ARGENTINA 2023
- Postado em 16 NOVEMBRO, 2023
- Por Adonias
Publicação e foto de www.fim-isde.com Sábado, 2023/11/11 às 22h14 - Notícias - THE FIM ISDE 97ª EDIÇÃO /// NOV. 6 – 11 / 2023 /// ARGENTINA / SAN JUAN
O nonagésimo sétimo Enduro Internacional de Seis Dias da FIM (ISDE) chegou a um final emocionante hoje , com os Estados Unidos conquistando a vitória do Troféu Mundial da FIM em San Juan, Argentina. Os Estados Unidos aumentaram suas comemorações ao reivindicar a competição do Troféu Mundial Feminino da FIM. Um dramático teste final cruzado viu a França ser coroada vencedora do FIM Junior World Trophy.
Corrida dos Estados Unidos para a vitória no Troféu Mundial da FIM
Durante toda a semana o nonagésimo sétimo 6DAYS® pertenceu aos Estados Unidos, com Taylor Robert (KTM), Johnny Girroir (KTM), Dante Oliveira (KTM) e Cole Martinez (Honda) dificilmente errando. Optando por encerrar a competição do Troféu Mundial da FIM em grande estilo, eles garantiram a vitória no sexto dia, totalizando seis em seis em San Juan.
Esta vitória marca a terceira vez que vencem a competição FIM World Trophy . Como piloto que está lá desde o início, foi um momento emocionante para Robert, que anunciou a sua retirada das competições profissionais.
“ Foi uma semana de sonho para nós ” , disse Robert emocionado. “ Fizemos tudo bem todos os dias e tentámos sempre colocar os nossos quatro pilotos entre os dez primeiros, tanto quanto possível.
“Tem sido uma jornada incrível para mim. Ajudei os EUA a ganhar o nosso primeiro ISDE em 2016 e agora este será o último. Estou triste por esse capítulo terminar, mas estou muito feliz por sair em alta. O ISDE é uma corrida incrível! ”
Na classificação final, a França termina a semana como vice-campeã, atrás dos Estados Unidos, com a ex-campeã Grã-Bretanha em terceiro. O Chile garantiu um resultado memorável com o quarto lugar, enquanto a Venezuela foi a única outra equipa a ver os quatro pilotos chegarem ao quinto lugar.
França conquista vitória em um final dramático do FIM Junior World Trophy
O último dia de corrida na competição Junior World Trophy foi tudo menos tranquilo. Começando o Teste Cruzado Final com uma vantagem de vinte minutos , a Suécia era a favorita natural para vencer. Mas a meio da corrida, a moto de Albin Norrbin desenvolveu um problema técnico . Com seus companheiros sacrificando seus resultados para ajudá- lo , a liderança da corrida evaporou.
Provando que o 6DAYS® nunca termina até terminar, a França emergiu como vencedora do FIM Junior World Trophy. Os Estados Unidos venceram o sexto dia e terminaram como vice-campeões, enquanto a desanimada Suécia caiu para o terceiro lugar geral. A Argentina ficará satisfeita com os seus esforços de uma semana para chegar ao quarto lugar, enquanto a República Checa completou os cinco primeiros.
“ É incrível vencer a categoria Júnior”, disse o francês Thibaut Giraudon (Sherco). “ Não podemos agradecer o suficiente à nossa equipe pelo apoio que nos deram durante toda a semana.
“É claro que lamentamos ver a equipa sueca sair no final como aconteceu, mas às vezes é assim que as corridas acontecem. Sentimos por eles, mas também estamos entusiasmados em comemorar esta vitória.”
Estados Unidos vencem o Troféu Mundial Feminino da FIM pela quarta vez
Com uma vantagem de quatro horas na competição do Troféu Mundial Feminino da FIM, os Estados Unidos chegaram ao Teste Cruzado Final no sexto dia como os campeões eleitos. Seguindo o roteiro, Brandy Richards (KTM), Korie Steede (KTM) e Rachel Gutish (GASGAS) conquistaram a vitória do sexto dia para se consolidarem como os vencedores da classe deste ano. Os Estados Unidos já ganharam o Troféu Mundial Feminino da FIM quatro vezes.
“ Tem sido uma semana e tanto ”, disse Richards. “ Durante toda a semana o foco foi manter nossas motos e corpos funcionando.
“ Corremos muito, mas sempre focados em terminar com os três pilotos juntos. Estou muito orgulhoso do que alcançamos esta semana e vou lembrar deste ISDE por muito tempo .”
No que provou ser uma corrida incrível de desgaste, apenas os Estados Unidos viram os três pilotos chegarem à linha de chegada. Apesar de perder um piloto no quarto dia, a Austrália conseguiu se reagrupar e terminar a semana como vice-campeã. Lutando para chegar à linha de chegada, a Equipe FIM Latin America garantiu um pódio de estreia com o terceiro lugar. França e Argentina completam os cinco primeiros.
Garcia conquista terceira vitória individual geral consecutiva no 6DAYS®
Com a largada caindo no tradicional Final Cross Test, foi Dante Oliveira (KTM) quem correu para vencer o sexto dia. Terminando logo atrás dele em segundo, o espanhol Josep Garcia (KTM) fez tudo o que precisava para conquistar o resultado individual geral no 6DAYS® deste ano.
Depois de seis dias incríveis de corrida, Garcia conquistou sua terceira vitória individual consecutiva no 6DAYS® por um minuto e nove segundos do italiano Andrea Verona (GASGAS). Os Estados Unidos conquistaram as três posições seguintes, com Dante Oliveira (KTM) em terceiro, Taylor Robert (KTM) em quarto e Johnny Girroir (KTM) em quinto.
“É um sonho que se torna realidade vencer o individual geral há três anos”, disse Garcia. “ Foi uma semana incrível, uma das corridas ISDE mais difíceis que já fiz, mas agora é hora de comemorar!”
No Enduro1, Garcia foi o vencedor claro, liderando a categoria por doze minutos. O francês Theo Espinasse (Beta) ficou em segundo, com o britânico Jed Etchells (Fantic) em terceiro. Verona garantiu a vitória geral no Enduro2. Oliveira ficou em segundo, com Robert em terceiro.
Com um problema técnico no Final Cross Test, Albin Norrbin (Fantic) viu desaparecer as esperanças de vencer o Enduro3. O francês Loic Larrieu (KTM) rapidamente juntou os cacos para conquistar a vitória. Houve celebração para a América do Sul, com o chileno Ben Herrera (GASGAS) em segundo, enquanto o francês Julien Roussaly (Sherco) completou o pódio.
XC Gear recebe honras no Club Team Award
No Club Team Award foi o XC Gear quem ganhou o dia para vencer o 6DAYS® deste ano. O trio Josh Toth (GASGAS), Ryan Surratt (Honda) e Austin Serpa (KTM) esteve imparável esta semana em San Juan, liderando a classificação a cada dia. Houve também comemorações extras para Toth, que conquistou a vitória geral individual do Prêmio Equipe do Clube.
“ Foi uma semana épica ” , disse Toth. “ A equipe rodou muito bem e deu o seu melhor a cada dia. É uma sensação incrível estar no topo do pódio.”
Juntando-se ao XC Gear no pódio do vencedor estavam o GTBN em segundo, com a equipe da casa Argentina completando os três primeiros. Steve Hatch Racing POTM e BBW terminaram em quarto e quinto lugar geral, respectivamente.
Com o nonagésimo sétimo Enduro Internacional de Seis Dias da FIM concluído, a contagem regressiva começa para o 6DAYS® do próximo ano na Espanha.