ENDURO GP ITALIA 2024
- Postado em 28 JUNHO, 2024
- Por Adonias
Materia e foto de: https://www.endurogp.com

Após o calor escaldante do primeiro dia na quarta rodada do Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship em Bettola, Itália, o segundo dia foi um banho de lama. A chuva forte durante a noite garantiu que a poeira do primeiro dia seria uma lembrança distante enquanto os pilotos lutavam em testes especiais escorregadios, cheios de muitos buracos de lama.
Com os organizadores optando por reverter o POLISPORT Extreme Test, os pilotos enfrentaram uma corrida sem tempo na primeira volta, antes de enfrentarem o MAXXIS Enduro Test, que seria crucial para os pilotos acertarem ao longo do dia devido às condições de teste.
Steve Holcombe, da Honda Racing RedMoto Enduro Team, executou perfeitamente na primeira volta. Marcando o tempo mais rápido, ele manteve uma vantagem inicial de quatro segundos sobre Andrea Verona, da GASGAS Factory Racing, com Brad Freeman, da Beta Factory Racing, em terceiro. Houve problemas para o vencedor do primeiro dia, Josep Garcia, quando o piloto da Red Bull KTM Factory Racing bateu nas árvores e custou a si mesmo quase 50 segundos.
Afastando-se rapidamente, Garcia liderou o ACERBIS Cross Test para começar sua investida de volta à frente, enquanto Verona superava Holcombe para terminar a primeira volta de três como líder da corrida. Mais rápido no POLISPORT Extreme Test e no MAXXIS Enduro Test, antes de terminar em segundo atrás de Garcia no ACERBIS Cross Test, Verona terminou a segunda volta 18 segundos à frente de Holcombe em segundo.
Garcia teve uma recuperação incrível e subiu para terceiro a uma volta do fim. Freeman ficou em quarto, enquanto Antoine Magain, da CH Racing Sherco, ficou em quinto. Mas com a chuva a regressar com força na terceira volta, as posições estavam prestes a mudar mais uma vez.
Holcombe venceu o POLISPORT Extreme Test final e depois o MAXXIS Enduro Test. Também aproveitando a queda de Verona, ele assumiu a liderança da corrida faltando apenas o último ACERBIS Cross Test. Poderá o britânico negar ao rival italiano uma vitória em casa?
Com tudo em jogo, o Verona deixou tudo em risco para os seus torcedores italianos. Pela margem mais estreita, ele superou Holcombe para garantir o degrau mais alto do pódio por surpreendentes 46 centésimos de segundo. Para Holcombe foi um caso tão próximo, mas tão distante. Naturalmente desapontado, ele teve que se contentar com o vice-campeonato. Provavelmente uma das melhores recuperações do dia foi para Garcia em terceiro.
Para o belga Magain foi um dia para saborear, com o piloto da Sherco a garantir um dos seus melhores resultados em muito tempo com o quarto lugar. Magain liderou um trem de carga da Sherco, com Zach Pichon e Hamish MacDonald também ficando em quinto e sexto, respectivamente.
Badia consegue dupla vitória no Enduro Feminino na Itália
Na classe Enduro Feminina, foi Mireia Badia, da RIEJU Factory Racing, quem dominou a lama para garantir a sua segunda vitória do fim de semana em Bettola. A espanhola foi suprema ao fazer um trabalho rápido no esburacado MAXXIS Enduro Test e no escorregadio ACERBIS Cross Test. Alegando uma margem de vitória de 56 segundos, ela ficou satisfeita com seus esforços hoje.
Somando-se às comemorações no acampamento RIEJU, a companheira de equipe Rosie Rowett ficou em segundo. A britânica se defendeu de um grande desafio de Elodie Chaplot, do Beta, para vencer sua rival por apenas três segundos. Justine Martel (Beta) e Emelie Borg (Sherco) completaram os cinco primeiros.
No Enduro1, Holcombe foi recompensado com a vitória. O piloto da Honda subiu ao degrau mais alto do pódio, à frente de Garcia em segundo, com Pichon em terceiro.
Verona adicionou a vitória da classe Enduro2 à sua contagem de vitórias no segundo dia em Bettola. Com Matteo Pavoni da Jet Zanardo Husqvarna em segundo e Samuele Bernardini da Honda Racing RedMoto Enduro Team em terceiro, foi um pódio Enduro2 totalmente italiano.
O pódio do Enduro3 viu Sherco conquistar as duas primeiras posições. Com uma vitória de Magain, MacDonald o seguiu para casa pelo segundo lugar. Freeman ficou em terceiro.
Vitória em casa para Morettini no Enduro Junior
O GALFER FIM Junior Enduro World Championship viu Manolo Morettini (Honda) vencer em Bettola. O jovem italiano estava pilotando bem nas condições escorregadias e abriu uma liderança inicial. No final da segunda volta, ele tinha uma vantagem de 12 segundos sobre Max Ahlin, da Team KTM Pro Racing Sport. Mantendo a calma, ele permaneceu forte para garantir sua primeira vitória da temporada.
Apesar de um acidente no penúltimo teste, Ahlin terminou seu dia em segundo. O australiano Kyron Bacon (Yamaha) entregou nas condições difíceis para terminar em terceiro. Thibault Giraudon (Sherco) e Enrico Rinaldi (GASGAS) completaram os cinco primeiros.
A classe Enduro Youth viu Luca Colorio, do Jet Zanardo Husqvarna, garantir sua vitória de estreia. O jovem italiano esteve a oito centésimos de segundo da vitória no primeiro dia, mas hoje era o seu dia. Uma jornada excepcional o viu conquistar uma vitória memorável. Manuel Verzeroli, da Team KTM Pro Racing Sport, ficou em segundo, com Alberto Elgari, da TM MOTO, em terceiro, completando uma limpeza italiana no Enduro Youth.
O Campeonato Mundial de EnduroGP Paulo Duarte FIM agora segue para Gelnica, na Eslováquia, para o POLISPORT GP da Eslováquia, de 12 a 14 de julho.
Andrea Verona (GASGAS): “É incrível vencer hoje em casa. Fiquei brigando o dia todo com Steve. Fiquei um pouco boquiaberto até que caí no último teste de Enduro e perdi tudo. No teste final, acelerei e consegui recuperar o tempo e vencer por meio segundo.”
Steve Holcombe (Honda): “Nunca é bom perder a corrida no último teste, mas eu andei bem hoje. Andrea acabou de me superar no teste final por meio segundo. As condições hoje estavam molhadas e selvagens, então estou satisfeito por ter sido forte na lama.”
Josep Garcia (KTM): “Foi um dia difícil para mim. Bati na prova de Enduro e fiquei preso nas árvores. Perdi quase 50 segundos. Então a partir daquele momento eu só estava pensando em me recuperar. Voltar ao terceiro lugar no EnduroGP é como uma vitória para mim hoje, com certeza!
Mireia Badia (RIEJU): “Foi um fim de semana fantástico para mim. Ganhar os dois dias é incrível. O primeiro dia foi quente e empoeirado e hoje estava molhado e lamacento. É bom estar forte assim e somar o máximo de pontos no campeonato. Eu estou feliz!"
Confira o ranking após a rodada na Itália
1º GARCIA Josep ESP RFME KTM
2º VERONA Andrea ITA FMI GASGAS
3º HOLCOMBE Steve GBR ACU Honda
4º FREEMAN Brad GBR ACU Beta
5º WATSON Nathan GBR ACU Beta
6º PICHON Zachary FRA FFM Sherco
7º BERNARDINI Samuele ITA FMI Honda
8º MCCANNEY Jamie GBR ACU Husqvarna
9º MACDONALD Hamish NZL FMI Sherco
10º CAVALLO Matteo ITA FMI TM RACING