GARCIA VENCE SEGUNDO DIA DO ENDUROGP NO PAÍS DE GALES ENQUANTO VERONA É COROADA CAMPEÃ MUNDIAL DE ENDURO2

  • Postado em 13 AGOSTO, 2024
  • Por Adonias

Artigo e foto publicados por www.endurogp.com

O segundo dia da sexta rodada do Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship viu Josep Garcia, da Red Bull KTM Factory Racing, reivindicar uma vitória acirrada sobre Brad Freeman, da Beta Factory Racing. Os primeiros campeões de 2024 foram coroados com Andrea Verona, da GASGAS Factory Racing, conquistando o FIM Enduro2 World Championship e Manuel Verzeroli, da Team KTM Pro Racing Sport, vencendo o FIM Enduro Youth World Championship no FORSITESERVICES GP do País de Gales.

  • Garcia vence EnduroGP no segundo dia no País de Gales
  • Verona coroada campeã mundial de Enduro2 da FIM
  • Verzeroli vence o Campeonato Mundial de Enduro Juvenil da FIM

O último dia de corrida na sexta rodada do Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship no País de Gales foi inesquecível. De corridas excepcionalmente acirradas aos primeiros campeões mundiais de 2024 coroados, o FORSITESERVICES GP do País de Gales certamente entregou os frutos. Apesar dos testes especiais agitados, os pilotos estavam dando o máximo, com os resultados sendo decididos por meros centésimos de segundo tanto no EnduroGP quanto no Enduro Junior.

Houve muita emoção no final do dia, com Andrea Verona, da GASGAS Factory Racing, garantindo o título Enduro2, enquanto Manuel Verzeroli, da Team KTM Pro Racing Sport, se tornou campeão mundial pela primeira vez no Enduro Youth.

A vitória no EnduroGP vai até o fim

Forçado a se contentar com o terceiro lugar no primeiro dia, Josep Garcia, da Red Bull KTM Factory Racing, começou o segundo dia com um humor determinado. Ficando em segundo lugar para Verona no teste de abertura ACERBIS Cross, ele venceu o teste MAXXIS Enduro seguinte para assumir uma liderança inicial no EnduroGP.

Completando o primeiro POLISPORT Extreme Test, Garcia manteve a liderança da corrida, mas apenas seis décimos de segundo à frente de Brad Freeman, da Beta Factory Racing, em segundo. Verona ficou em terceiro, com Steve Holcombe, da Honda Racing RedMoto Enduro Team, em quarto, e apenas cinco segundos atrás de Garcia.

O companheiro de equipe de Holcombe, Samuele Bernardini, foi o quinto, mas estava sob fogo do trio da CH Racing Sherco, Zach Pichon, Wil Ruprecht e Hamish MacDonald. Se os resultados no final da primeira volta disseram alguma coisa, foi que as colinas galesas estavam proporcionando batalhas incrivelmente acirradas.

Ao vencer o segundo MAXXIS Enduro Test, Freeman forçou seu Beta a assumir a liderança, para o deleite da multidão britânica. E apesar de Garcia liderar o segundo POLISPORT Extreme Test para encerrar a segunda volta, Freeman liderou o espanhol por sete décimos de segundo indo para a terceira volta e os quatro testes especiais finais. Com Holcombe atrás deles por três segundos em terceiro, ele também não estava fora da disputa ainda.

Mais rápido no penúltimo ACERBIS Cross Test e no último MAXXIS Enduro Test, Freeman começou a se destacar. No entanto, um erro no POLISPORT Extreme Test final, vencido por Holcombe, fez com que a liderança de cinco segundos de Freeman caísse para menos de dois segundos, restando apenas o ACERBIS Cross Test final. Com a pressão sobre os três pilotos, a vitória do segundo dia estava em jogo.

Jogando com perfeição, Garcia foi o mais rápido. Vencendo Freeman por dois segundos no processo, ele levou a vitória da classe EnduroGP por espantosos 15 centésimos de segundo. Embora tenha perdido uma vitória em casa, Freeman ainda pode se orgulhar de seus esforços em segundo. Com Holcombe em terceiro, os três primeiros foram separados por apenas cinco segundos, provando o quão competitivo o EnduroGP é agora.

Apesar de estar na disputa no começo, Verona caiu para trás do trio líder conforme o dia progredia para ficar em quarto. O quinto lugar acabou indo para Pichon para igualar seu melhor resultado da temporada. Menos de dois segundos atrás, Ruprecht ficou em sexto. Nathan Watson (Beta) ficou apenas três segundos atrás de Ruprecht para o sétimo, com Bernardini apenas oito décimos de segundo atrás do piloto da Beta em oitavo.

Badia faz dupla vitória no País de Gales

O Campeonato Mundial Feminino de Enduro da FIM viu Mireia Badia, da RIEJU Factory Racing, reforçar sua vitória do primeiro dia com uma vitória imponente no segundo dia. A espanhola foi simplesmente imbatível hoje, marchando à frente para uma margem de vitória de 63 segundos. Com uma vantagem de 37 pontos na luta pelo título, Badia parece eleita campeã para a rodada final na França no mês que vem.

As companheiras de equipe da KBS Sherco, Rachel Gutish e Nieve Holmes, curtiram uma batalha de um dia inteiro pelo segundo lugar. No final, foi Gutish, dos EUA, que levou a melhor. Holmes terminou em terceiro, para o deleite da multidão britânica.

Título Enduro2 para Verona

O final afiado do Enduro1 viu Josep Garcia (KTM) levar a vitória sobre Steve Holcombe (Honda) em segundo, com Zach Pichon (Sherco) em terceiro. Com apenas o GP da França restante, Garcia mantém uma liderança estreita de seis pontos sobre Holcombe na luta pelo título do Enduro1.

Com sua 10ª vitória consecutiva no Enduro2, Andrea Verona (GASGAS) encerrou a categoria Enduro2 com uma rodada de sobra. Wil Ruprecht (Sherco) teve outra corrida forte para o segundo lugar, enquanto Nathan Watson (Beta) completou os três primeiros.

Apesar de perder a vitória no EnduroGP por uma margem muito estreita, Brad Freeman (Beta) foi o vencedor claro no Enduro3. Hamish MacDonald (Sherco) terminou o dia em segundo, com Albin Norrbin, da Fantic Racing Team, em terceiro.

Batalhas acirradas no Enduro Júnior

O GALFER FIM Junior Enduro World Championship viu uma batalha incrível se desenvolver entre o líder do campeonato, Max Ahlin, da Team KTM Pro Racing Sport, e o novato australiano Angus Riordan (KTM). O vencedor do primeiro dia, Riordan, estava tentando coroar uma estreia incrível no EnduroGP ao chegar ao topo do pódio mais uma vez. No entanto, Ahlin não estava disposto a se afastar.

No meio do dia, Axel Semb, da Fantic Racing Team, liderava Riordan por 11 segundos, com Ahlin um segundo atrás, em terceiro. No teste final MAXXIS Enduro, as posições mudaram, com Riordan assumindo a liderança sobre Ahlin e Semb.

Grandes erros nos dois últimos testes de Semb o tiraram da disputa, deixando Riordan e Ahlin para lutar pela vitória. Com Ahlin liderando o teste final ACERBIS Cross, ele derrotou Riordan por meio segundo para levar a vitória. Embora negado uma vitória dupla Enduro Junior, Riordan ainda pode estar satisfeito com seus esforços para o segundo lugar. Semb, incapaz de se reagrupar de seus erros, completou os três primeiros.

Verzeroli coroado campeão do Enduro Youth

Para Manuel Verzeroli, da Team KTM Pro Racing Sport, o segundo dia do FORSITESERVICES GP de Gales é inesquecível. O italiano correu para a vitória por 10 segundos para conquistar seu título mundial de estreia, vencendo o Campeonato Mundial de Enduro Juvenil da FIM. Romain Dagna (Sherco) ficou em segundo, com Pietro Scardina (Fantic) em terceiro.

Andrea Verona (GASGAS): “É ótimo ganhar o título Enduro2 hoje. Agora é meu sétimo título mundial. Gostaria de agradecer muito à minha equipe, família e amigos por me apoiarem nisso. É muito bom ganhar aqui no País de Gales e agora podemos dar um último grande empurrão para a rodada final na França para a categoria EnduroGP.”

Josep Garcia (KTM): “Comecei hoje me esforçando para vencer. Estávamos brigando muito com Brad. Na última volta, forcei forte novamente e então tudo foi decidido no teste final. É um ótimo resultado para o campeonato com apenas uma rodada restante.”

Mireia Badia (RIEJU): “Hoje foi um dia perfeito para mim. Só cometi um erro, na verdade. Eu andei forte e pude vencer e construir uma liderança maior no campeonato.”

Resultados: Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship, Rodada 6 – Dia 2

EnduroGP
1. Josep Garcia (KTM) 55m02s28;
2. Brad Freeman (Beta) 55:02,43;
3.Steve Holcombe (Honda) 55m07s72;
4. Andrea Verona (GASGAS) 55m45s23;
5. Zach Pichon (Sherco) 56:07,63;
6. Wil Ruprecht (Sherco) 56m09s49;
7. Nathan Watson (Beta) 56:12.69;
8.Samuel Bernardini (Honda) 56m13s50;
9. Hamish MacDonald (Sherco) 56:22,33;
10. Roni Kytonen (Yamaha) 57: 12,26…

© FIM EnduroGP –  2024 |    Política de privacidade   | Todos os direitos reservados