ZACH PICHON ESTREIA COM VITÓRIA NO ENDURO GP EM FAFE PORTUGAL 2025
- Postado em 8 ABRIL, 2025
- Por Adonias
Créditos da matéria e fotos: https://www.endurogp.com - site oficlal mundial de enduro

No passado, vimos lampejos de brilhantismo do Campeão Mundial de Enduro Júnior de 2022. Sua vitória no Akrapovič Super Test no GP da França de encerramento da temporada em 2024 foi a mais recente, mas o passeio deste fim de semana no GP de Portugal em Fafe foi diferente. Vimos um novo Zach Pichon emergir.
A troca de Zach da Sherco para a TM MOTO, e sua potente TM 300 4T, na offseason, foi de muito interesse. Foi a mudança que ele precisava para se tornar um dos quatro grandes pilotos do EnduroGP? Essa pergunta já foi respondida com um sonoro SIM!
Um pódio de estreia no EnduroGP no sábado foi rapidamente apoiado por uma vitória de estreia no EnduroGP no domingo. Só por essa performance, fica claro que o francês fez uma declaração.
“Foi um dia longo”, disse Zach, momentos após vencer sua primeira corrida EnduroGP na noite de domingo. “Steve (Holcombe) estava rápido de manhã, mas quando ele abandonou na segunda volta, isso me deu a oportunidade de estar no topo. Eu me mantive focado e fiz o trabalho. Estou muito, muito feliz.”
“Com certeza trabalhamos muito neste inverno com minha equipe, meu pai e meu treinador. A bike é incrível, e desde que pisei nela, pude sentir a diferença. Eu sabia que minha velocidade e meu preparo físico estavam bons vindo para cá, mas ainda é uma surpresa vencer.”
O GP de Portugal provou ser um teste-chave tanto para o piloto quanto para a máquina na abertura da temporada. O ACERBIS Cross Test e o Gmoto Enduro Test foram longos, rápidos e desenvolveram sulcos profundos e solavancos brutais. O Polisport Extreme Test foi preenchido com lajes de rocha supertécnicas.
Nos 19 testes especiais realizados em Fafe, apenas uma vez Zach ficou fora dos cinco primeiros, mas o mais impressionante é que ele só ficou fora dos três primeiros em três ocasiões.
“Eu costumava pilotar um quatro tempos no motocross, então estou feliz por estar de volta em um novamente”, confirmou Zach. “As condições dos testes especiais deste fim de semana foram tão difíceis e rápidas, mas o motor simplesmente puxa.
“Este resultado demorou dois ou três anos para chegar, chegar, chegar. Mas estou feliz, acho que o passo que eu precisava dar veio com a nova bike.”
Claro que esta é apenas a primeira etapa do que será um longo e competitivo Campeonato Mundial Paulo Duarte FIM EnduroGP, mas já parece que Zach Pichon e a TM MOTO Boano Factory Enduro Team estão no caminho certo para agitar as coisas em 2025.
Classificação do Campeonato (Após a Rodada 1)
EnduroGP
1. Zach Pichon (TM MOTO) 37 pontos;
2. Josep Garcia (KTM) 35 pontos;
3. Andrea Verona (30 pontos);
4. Hamish Macdonald (Sherco) 21 pontos;
5. Samuele Bernardini (Honda) 20 pontos;
6. Antoine Magain (Sherco) 18 pontos;
7. Nathan Watson (Beta) 17 pontos;
8. Mikael Persson (Triunfo) 16 pontos;
9. Steve Holcombe (Honda) 15 pontos;
10. Albin Norrbin (Fantic) 15 pontos…
Campeonato Mundial de EnduroGP FIM Paulo Duarte 2025
Etapa 1: GP de Portugal – Fafe – 4 a 6 de abril
Etapa 2: GP de Espanha – Oliana – 2 a 4 de maio
Etapa 3: GP da Suécia – Skövde – 23 a 25 de maio
Etapa 4: GP do País de Gales – Rhayader – 1 a 3 de agosto
Etapa 5: GP da França – Réquista – 12 a 14 de setembro
Etapa 6: GP da Itália – Darfo Boario Terme – 26 a 28 de setembro
Etapa 7: GP da Alemanha – Zschopau – 17 a 19 de outubro
Campeonato Mundial de Enduro Feminino Expotrade FIM 2025
1ª Etapa: GP de Portugal – Fafe – 4 a 6 de abril
2ª Etapa: GP do País de Gales – Rhayader – 1 a 3 de agosto
3ª Etapa: GP de França – Réquista – 12 a 14 de setembro
4ª Etapa: GP da Alemanha – Zschopau – 17 a 19 de outubro